Em destaque

É proibido fumarÉ proibido fumar Imaginem o cenário: sábado a noite. Vila Madalena, o bairro dos bares de São Paulo. Pub, lugar direcionado para consumo de bebidas. Imaginaram? Pois bem, agora acrescentem o seguinte detalhe à cena: ninguém está fumando!

Leia mais...

segunda-feira, 5 de julho de 2010

23
Questões existenciais da saga Crepúsculo. Ou simplesmente uma opinião.

NOTA - LEIA: A crítica é sobre O FILME. ok? FIIILME! Pessoal do twitter, NÃO ME ENCHAM O SACO PORQUE O TEXTO ESTÁ FALANDO DO FILME. Deu para entender? FILME! Por isso a tag é "cinema". Entederam? Obrigadinha.

Faz um tempo que tenho algumas questões sobre Crespúsculo na minha mente que nunca dividi com ninguém, exceto com o namorado. Mas depois de assistir ao vídeo do Felipe Neto, me empolguei. Vou dividir com vocês também! Eba, se sintam super especiais com isso!

Ah sim, o vídeo em questão é esse.




A primeira vez que assisti Crepúsculo não fazia a menor ideia do que estava vendo. Vou todo final de semana no cinema, acabou que eu já tinha assistido todos os filmes em cartaz e tinha sobrado Crepúsculo. Então, esse foi o filme escolhido. Sem saber, eu e namorado fomos parar na ESTREIA de Crepúsculo, com o cinema lotado de menininhas gritantes de 15 anos. Tenho que confessar que não tem nada que eu detesto mais no cinema do que menininhas gritantes de 15 anos. Tá, tem. Casal se pegando nas cadeiras da frente. Hello, vai pro Motel!


Enfim. Fiquei sabendo por cima sobre o que era Crepúsculo pela minha irmã de 26 anos com alma de 15. Ela já tinha lido o livro e dito que a história de amor era a mais linda de todos os tempos. Nunca confio nisso, sou um pouco pé no chão com relação a "história de amor". Talvez por isso eu namore a quase 6 anos e muita gente sonhadora não passa do primeiro mês. Enfim de novo.


O que eu achei do primeiro Crepúsculo? Muita gente pálida e sem expressão. Meu Deus. Eu sou branca, mas Edward consegue ser mais. E isso me assusta um pouco, porque para mim pessoas muito brancas passam a impressão de geladas. (o blush é meu melhor amigo! \o/). Mas para qualquer pessoa que já teve qualquer tipo de relacionamento e já saiu da fase imaginária de colégio, Crespúsculo é irreal demais, até para um filme. Vamos ignorar o fato que é um pouco dificil você estudar com um vampiro. Mas você se apaixonar e confiar em um cara que te diz que é um assassino e arranca uma árvore na sua cara não é amor, é burrice.


De qualquer modo, assisti o Crepúsculo 2 e 3 também, pois como já disse, vejo todos os filmes. (inclusive aquele no qual Jim Carrey é um gay. Aposto que você nem viu esse filme em cartaz). Nesse fim de semana, fui com o namorado (companheiro de cinema) ver Eclipse. Sim, na estreia, mas ou você via Eclipse, ou Eclipse, já que já tinhamos visto todos os outros, inclusive Toy Story. Pegamos a sessão da meia noite, o que foi muito bom, pois tinha um público mais adulto e juro que não localizei nenhuma menininha gritante de 15 anos. O melhor disso? Ao invés de gritinhos e suspiros, muita risada. Sim, porque não tem como não rir de uma história onde um vampiro de 300 anos virgem pede a mão de uma estudante de 18 anos em casamento, leva trinta "nãos" na cara, insiste e ainda vê um muleque de 16 anos levar sua mina no papo. Porque, de boa, qual ser na face da Terra (ou de qualquer universo imaginário do qual os vampiros possam ter vindo) vai achar SUPER normal sua noiva ser encoxada por um cara seminu, que deixa claro que é mais "quente" que você, e ainda vai achar supimpa ele dar uns pegas na sua noiva na sua frente? Sendo que, além de tudo, você OUVE os pensamentos dele? E foi ELA que pediu. Meu Deus Edward, de que século MESMO você veio?


Eu não sei vocês, mas acho que mesmo que eu tivesse 15 anos não ia achar o Edward um principe, ia achar um corno manso.


Eu acho que o que me irrita em Crepúsculo é que venderam o filme da forma errada. O primeiro trailler que passou nos cinemas de Crepúsculo foi quase um teaser. Era Edward tentando matar o loiro do The OC que acabou com a vida da Marissa. Tipo, 30 segundos. Mostrava eles se pegando no chão e vinha o letreiro "Twilight". Lembro do comentário do namorado "Esse livro tá fazendo sucesso". Única informação que tive a respeito. Para chegar no dia e a tal cena da luta durar os exatos 30 segundos. Mostrasse Edward olhando para Bella sem falar nada num campo florido por 30 segundos que o teaser seria mais real e atingiria o público certo.


Os filmes da saga tem basicamente a mesma formatação: Edward e Bella com olhar de peixe morto no meio de um campo florido - algum vampiro mau quer matar Bella - Jacob quer pegar a Bella - Bella quer o Jacob e quer o Edward - Edward convoca a familia toda para acabar com o vampiro mau - Bella esquece Jacob - Edward pede Bella em casamento.


Esse filme eu xinguei muita gente. O Edward porque não sabe articular. Me dá aflição ele falar tudo com a boca fechada e beijar a Bella com uma cara de que tem alguém do outro lado enforcando ele. A Bella porque é muito chata, meu Deus, se você confiava no cara quando ele te disse que era um assassino, porque raios você não aceita logo a droga do pedido de casamento dele? E o Jacob porque parece aqueles muleques chatos e pegajosos de balada, que você diz que não quer, mas ele insiste. Comentei com o namorado que o último filme deve terminar com Jacob atacando a Bella sexualmente soltando um "eu sei que você quer, eu sei que você quer", não é possível. O menino é um retardado. Tenho medo de meninas que falam que são #TeamJacob. Vocês curtem pitboy de balada também? Sério. Eu teria muito medo se um cara falasse que iria lutar por mim até meu coração parar de bater. MEU PAI, ELE QUER ME MATAR!


Aliás, uma questão, hm, fisiológica. Um vampiro está morto, certo? É tipo um zumbi, sei lá, não tem sangue correndo pelas veias, tem? E não tem alma, certo? Como uma pessoa sem alma, em um romance, vai se apaixonar por alguém?! E toda aquela história de "almas gêmeas"?! E como uma pessoa sem sangue... errr... hmm... vai conseguir fazer o que a Bella tanto queria nesse filme? Sério. Não é preciso de sangue pra.... hmm.. o menininho funcionar? Fiquei confusa.


Ah é. Alguém me explica PORQUE Bella e Edward cismam em sentarem em campos floridos? Onde eles acham esses campos floridos, já que todo o resto do filme é escuro? Não tem formigas, abelhas, nada? Só eu que encontro bichos em todos os lugares? Que mancada...


Respeito quem gosta. Cada um tem sua fase. Eu já quis casar com o Nick dos Backstreet Boys, por exemplo. Aliás, estava lembrando agora: eu já quis casar com o Edson Celulari! Meu Deus, por que eu já quis casar com o Edson Celulari? O que eu tinha na cabeça?!


Mas para mim, Crepúsculo é simplesmente um ótimo filme para dar risadas. Porque tem umas tiradinhas irônicas que ganham de qualquer outro filme adolescente. Porque, apesar das intermináveis cenas paradas de Edward e Bella sentados num campo florido, dá para rir daquele menino preso no corpo de um marombado tentando roubar a namorada de um vampiro. Aliás, estou esperando empolgadíssima a cena na qual Jacob vai deitar de barriga para cima e pedir para Bella coçar a barriguinha dele. E ele, todo contente, vai abanar o rabo e sair correndo em busca de um graveto.



Agora, uma última mensagem. Mas para Felipe Neto. POXA FELIPE. Não rasga o livro. Doa para caridade, alguma menininha de 15 anos vai curtir a história. Bem ou mal, com qualidade ou não para os olhos de alguns, Crepúsculo está fazendo algo muito bom: tem um monte de adolescente realmente lendo livros! É ou não é um milagre?

23 comentários:

Anônimo disse...

ADOREI. VOCÊ, O FILME E O GATINHO DO VIDEO.

Amanda disse...

Olha, respeito sua opinião, mas tenho q dar a minha ;)
Eu tenho 22 anos, e não tenho alma de 15, então não sou uma adolescente-louca-por-Edward. Mas pelo texto acho que vc não leu os livros e isso muda um pouco as coisas. Os livros são mto bons. Claro que se trata de um vampiro/homem perfeito, mas é isso que encanta que lê... justamente esse impossível e irreal que fascina.
E como em todos os filmes baseados em livros, o filme nem se compara ao livro.
Não acredito em contos de fada nem nada, mas adoro a história de Bella Swan e Edward Cullen, pq trata do amor entre duas pessoas totalmente diferentes, o que pode-se aplicar na vida real.

Ft Paula Gissoni disse...

Vamos la! Como fui citada no texto, me senti na obrigação de deixar tb a minha opinião.
Primeiro: Se DEUS QUISER...Minha alma continuara jovem sim...forever and ever ever ever ever....Deus me livre ficar aquelas velhas chatas...bla bla bla...

Segundo: Sonhar florzinha...de vez em quando faz bem...Nunca podemos ser extremos...Faz mal! ;)

Terceiro: É um filme de romance sim...Agora, concordo, como leitora de todos os livros da saga Crepusculo, que os filmes deixam sim um pouco a desejar...Talvez se vc lesse os livros, mudaria um pouco de opinião em relação ao romance central da historia...Mas vamos la, analisar o filme: A cara de dor...que Edward faz ao beijar bella...não é pq ele é gayzao e tem nojo dela...rsrsrsrs...E sim pq ele é um vampiro...Milhoes de vezes mais forte que ela...E tem medo de se empolgar e machuca-la...ou ate mata-la...(Isso por exemplo é uma situação que infelizmente só quem leu o livro entende, ja que no filme não foi muito bem explicado...) Os olhares de peixe morto que vc fala...Ou Ele ser virgem e não ceder à namorada que esta loucamente louca pra DAR pra ele, rsrsrsrss....É engraçado...mas é bonito tb...Pq na minha visão...Eles tentam retratar o amor puro...o amor inocente...Onde um olhar...um beijo...diz muito mais do que ja sair dando por aí...O fato de ele ser vampiro...sem alma...como se apaixonou pela Bela? Entao...aí esta a questão que deixa a historia de amor bem mais legal...É como se fosse uma metafora de a Bela e a Fera...saca?! Que aí vai da crença de cada um...Se acredita em almas...almas gemeas mais precisamente....Eu enxergo assim esse fato: Talvez se ele não tivesse virado vampiro...Tivesse tido o ciclo normal da vida...morrer...nascer...morrer..nascer...Ele teria encontrado com bela...que é sua alma gemea... ;) Mas..cada um entende do jeito que quiser...
Enfim...Poderia fazer uma dissertaçao para vc...Mas como vc mesma disse...Cada uma tem a sua opinião...E devemos aprender a conviver com as opiniões alheias...sem debocha-las...ou melhor...sem se desfazer delas....seria isso?? rsrsrsrs...Ahh.cansei....Minha alma de 15 anos...para por aqui!!

Mas...bom texto!! rsrsrsrs

Anônimo disse...

Muito bom o texto, e realmente crepusculo tá mais pra filme de comédia!
E esse Robert Pattinson que faz o Edward, atua MUITO mal nesse filme e não tem nenhuma quimica entre ele e a menina, se vc assistir ''remember me'' você vê que a quimica com a atriz é muito maior e eles parecem um casal de verdade ao contrário de edward e bella.

MaH disse...

Aninha queri! Concordo em genero, numero e grau com vc! E eu tive o empenho de ler os livros e posso dizer: é tão maçante quanto o filme. Nao tenho nada contra quem gosta, inclusive começei a ler por causa das minhas amigas, mas o fato é: é irrealidade de mais pra um livro só. Tem um menina-louca-pra-dar que se apaixonou por um vampiro e por um lobisomem. Até ai, tudo bem afinal é um livro de ficção. Porém, todos os livros se resumem a um diálogo "Eu te amo mais. Não, eu te amo mais. Nãão, sou eu quem te amo mais. Não, eu te amo mais pq eu quero que vc seja feliz, então se vc quiser pegar o lobo lá, pode pegar, eu fico aqui esperando vc se decidir, e se vc escolher ele tb não tem problema pq eu saio da sua vida, mas se vc quiser chorar no meu ombro por causa dele e dai me escolher, veja só, eu tb não ligo!". Que cara faria isso? Não bastasse, tem o tal do lobisomem loucoooo pra pegar a Bella que fica fica fica fica e fica mais um pouco encomodando a menina até ela aceitar que ama ele. E pra que? Ah é, pra ela dizer que ama ele loucamente, mas continua querendo ficar com o Eddie (no livro ela ainda fica chorando uma noite inteira no ombro do Edward pq deu o fora no Jake, hmmm oi?). Então, posso afirmar que entendo sua opinião e concordo totalmente, até pq se a história nao é lá muitoo boa podiam contratar atores de verdade pra fazer o papel, ou alguem ai realmente acha que a Stwart passa alguma emoção no papel? E o pattinson que fala tudo sussurando pra nao falar em ingles britanico? E o sotaque falso do Carlisle? Ah meu, acho que pra mim não cola essa história que vampiro encantado não.. Sorry Twihards!

Anônimo disse...

Só uma coisa:
Atualmente nessa onda de obras baseadas em vampiros, apenas a série "True Blood" se salva.
Sim, é uma série bem pesada para as adolescentes virgens que gostam de Crepúsculo. Mas, fica a recomendação se alguém quiser acompanhar. Atualmente a série está na 3ªtemporada e tem personagens incriveis (ao contrário do já citado filme mela-cueca).
A série tem bastantes reviravoltas e vários romances que conseguem convencer (diferente da porcaria citada acima).

Faloww !

Flavinha disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhh!
Eu comprei o 1º e 2ºlivro...Comecei a ler o 1º e parei. Comecei a ler e parei. e bem, isso faz bastante tempo. kkkkkk Vi o filme que ganhei no McDonald! E sorteei entre as minhas alunas fanáticas de 15 anos que (pasmen!)Sabem TODAS as falas dos personagens.

Ok,não posso dizer que não fui avisada sobre esses vampiros pré adolescente?(300 anos?), e vai ver que minha intolerância com eles é por que tô lendo uns vampiros (de sangue quente - É ficção, néam?)que deixam o Edward ew sua turma no chinelo!
Link dos meus vampirões da Irmandade da Adaga Negra: http://www.mulheresromanticas.com.br/2010/03/amante-sombrio-jrward-universo-dos.html

Mari_Jr disse...

Na boa Galera, tenho a mesma opnião da minha idola (no caso é a Aninha), quando eu assistir ao primeiro filme,qdo Bella encontrou com Edward em uma aula e eles trocaram olhares,aquele olhar dele parecia de nojo (tipo como um gay olha uma mulher) e depois ele some e volta apaixonado isso vai além do impossivel e do irreal (se é que esse além existe).
Uma pessoa que o que acontece no filme é irreal e impossivel de acontecer não se sente fascinado e eu particulamente não vou aplicar isso na minha vida nunca, só gosto de coisas possiveis e reais.
por fim, pra n falar muito faço das palavras da Aninha a minha.

ótimo texto minha ídola :D

bjinhos

Douglas disse...

Realmente esta mais para comedia, e o que mais me impressiona é a grande atuação dos atores
A interpretação do Edward me lembra o Cigano Igor na novela que não me lembro o nome.
Porque raios a Bela não fecha a boca nunca? Vai num fonoaudiólogo Bela.
E algumas coisasque eu li hj no Twitter e achei interessantes
"Edward não é vampiro. Ele voa, brilha, dá lições de moral e mora na floresta. ou seja, ele é uma fada"
"Crepúsculo: Uma saga onde uma garota tem que escolher entre Zoofilia e Necrofilia.... essa juventude viu..."

Mas tenho que levar a namorada então amanhã irei ver o terceiro filme

Amanda disse...

Ainda bem que opinião [...], cada um tem a sua.

Anônimo disse...

Começei a ler Crepúsculo e passei pouca coisa da metade. Parei. Não tive paciência. Tamanha perfeição dedicada ao protagonista me irritou, fora o ritmo "melosinho" em excesso entre o casal e a idiotisse o outro carinha lobisomem. Não cheguei nem a ver o filme, embora sinta que talvez seja obrigado a isso, já que minha namorada é fã e quer ver Eclipse. Estou resistindo até onde puder. rsrsrsrs. De resto, concordo plenamente com o que foi descrito no seu texto e me sinto feliz em não ser o único a não gosta da saga.
PS: O vídeo do carinha é muito bom tb.

Parabéns pelas palavras, Aninha!

@VinniGomes disse...

Começei a ler Crepúsculo e passei pouca coisa da metade. Parei. Não tive paciência. Tamanha perfeição dedicada ao protagonista me irritou, fora o ritmo "melosinho" em excesso entre o casal e a idiotisse o outro carinha lobisomem. Não cheguei nem a ver o filme, embora sinta que talvez seja obrigado a isso, já que minha namorada é fã e quer ver Eclipse. Estou resistindo até onde puder. rsrsrsrs. De resto, concordo plenamente com o que foi descrito no seu texto e me sinto feliz em não ser o único a não gosta da saga.
PS: O vídeo do carinha é muito bom tb.

Parabéns pelas palavras, Aninha!

Nanne disse...

Aninha, rindo muito da descrição do casal de Crepúsculo!

Bom, eu tenho 24, eu li todos os livros, e concordo com a Paulinha (vulgo, sua irmã), que para quem leu os livros, é completamente diferente, dos filmes! Assim para quem é fã de Harry Potter e sofre com as adaptações dos livros em filmes!

O livro é todo uma metáfora, sobre amor, pureza, almas gemeas, e blablablabla... O que eu acho legal disso tudo, é como vc falou, traz a idéia, bem ou mal, que meninas de 15 anos e bem mais novas até estão lendo!!

Essa nova geração, vem lendo mais que a minha! E o que é muito bom! Pode não ser a literatura sensacional, mas vale muito a pena!


E eu gosto muito dos livros, mas fico muito triste, em saber que é uma cópia fajuta e chega a ser um pouco cansativo também! Mas vale a pena, pra quem aprecia ler por diversão sem comprometimento!


Então, eu super indico a leitura! Só deixo claro, menininhas, não levem a sério os livros e os filmes, não existem vampiros e muito menos essas idéias malucas que os livros nos remontam!


E só deixando mais um comentário, FELIPE NETO, vc é gato viu!!! #adoro

campanha,quer casar comigo Felipe Neto???

Nanne disse...

#mimimi meu comentário não foi salvo!!!

Aninha, rindo muito da descrição do casal de Crepúsculo!

Bom, eu tenho 24, eu li todos os livros, e concordo com a Paulinha (vulgo, sua irmã), que para quem leu os livros, é completamente diferente, dos filmes! Assim para quem é fã de Harry Potter e sofre com as adaptações dos livros em filmes!

O livro é todo uma metáfora, sobre amor, pureza, almas gemeas, e blablablabla... O que eu acho legal disso tudo, é como vc falou, traz a idéia, bem ou mal, que meninas de 15 anos e bem mais novas até estão lendo!!

Essa nova geração, vem lendo mais que a minha! E o que é muito bom! Pode não ser a literatura sensacional, mas vale muito a pena!


E eu gosto muito dos livros, mas fico muito triste, em saber que é uma cópia fajuta e chega a ser um pouco cansativo também! Mas vale a pena, pra quem aprecia ler por diversão sem comprometimento!


Então, eu super indico a leitura! Só deixo claro, menininhas, não levem a sério os livros e os filmes, não existem vampiros e muito menos essas idéias malucas que os livros nos remontam!


E só deixando mais um comentário, FELIPE NETO, vc é gato viu!!! #adoro

campanha,quer casar comigo Felipe Neto???

Anônimo disse...

AMEI!!!!!!!

Anônimo disse...

esse felipe neto é um escroto

Anônimo disse...

Eu odeio o Jacob!!!!

Anônimo disse...

Ah... sei lá!

Anônimo disse...

É a @Nann_e
mimimi meu comentário não foi salvo!!!

Aninha, rindo muito da descrição do casal de Crepúsculo!
Bom, eu tenho 24, eu li todos os livros, e concordo com a Paulinha (vulgo, sua irmã), que para quem leu os livros, é completamente diferente, dos filmes! Assim para quem é fã de Harry Potter e sofre com as adaptações dos livros em filmes!

O livro é todo uma metáfora, sobre amor, pureza, almas gemeas, e blablablabla... O que eu acho legal disso tudo, é como vc falou, traz a idéia, bem ou mal, que meninas de 15 anos e bem mais novas até estão lendo!!
Essa nova geração, vem lendo mais que a minha! E o que é muito bom! Pode não ser a literatura sensacional, mas vale muito a pena!
E eu gosto muito dos livros, mas fico muito triste, em saber que é uma cópia fajuta e chega a ser um pouco cansativo também! Mas vale a pena, pra quem aprecia ler por diversão sem comprometimento!


Então, eu super indico a leitura! Só deixo claro, menininhas, não levem a sério os livros e os filmes, não existem vampiros e muito menos essas idéias malucas que os livros nos remontam!
E só deixando mais um comentário, FELIPE NETO, vc é gato viu!!! #adoro
campanha,quer casar comigo Felipe Neto???

Kika disse...

Olha, qm diz q o livro é bom nao leu Harry Potter, livros do J. R. R. Tolkien ou qualquer outro livro de qualidade.

O livro soh fala de romance, enrola decadas nas descrições do pensamento da Bella, e na hora da ação, nada acontece.

Acho q a Stephenie Meyer nao sabia descrever cenas de ação, só romance-melódico-babão-açucaradoDEMAIS, pq nao completou nenhuma.

Eu, q nao tenho saco pra enrolação, me irritei durante 50% dos livros.

Antes q queiram me matar, li os 5 livros. 5 sim, pq a autora escrveu tb Crepusculo na visão Edward, mas caiu na net antes da publicação e ela desistiu de publicar.

Também vi os 3 filmes lançados e vou ver o ultimo, jah q comecei a companhar a bagaça.

Mas tb sou bem incredula qto a historias de amor perfeitas, namoro a 2 anos e nao existe essa de "perfeição".

Uma outra coisa, Aninha, me irritou em Eclipse (no livro e no filme): se um namorado meu quisesse me tratar q nem idiota me escondendo coisas (nem q fosse "pra me proteger") e quisesse controlar onde eu vou e com qm eu falo, eu mandava ele pros quintos dos infernos.

Enfim...
Num geral, a saga serve pra passar o tempo. E só!
Mas nao recomento pra ninguem nao.

PS: essas menininhas q amam essa historia vao ter problemas para arranjar um namorado de verdade, se procurarem nos homens reais o "seu Edward"

Anônimo disse...

Para fazer o Edward parecido como o do livro, tinha que ser um ator muito mais bonito, que fizesse a gente entender por que a Bella enlouqueceu de paixão por ele, como Sawyer de Lost, mas claro que tinha que ser mais novo né rsrs.
Essa his´tória é forçadíssima para a Bella ficar com o Edward. Po que ele é tão apixonanta assim? Dei uma olhada rápida em alguns dos livros e me areceu que o Edward do livro é muito mais atraente que o do filme.

Kika disse...

Sobre o q o Anonimo falou aí:
Masss coo0o0ommm certeza!!! Imaginei um Edward maravilhoso e me decepcionei muito qdo esse ator feioso foi escolhido!
Meu, nao sei o q as meninas veem nele..olha o tamanho da testa do menino!!!

Mendy disse...

hahah ai Aninha... vc é engraçada demais!! rs
Olha, eu sou MEGA fã de Crepusculo e não tenho nem 15, nem alma de 15... passei disso, faz tempo...rs
Mas e normal esse pensamento. Acho que uns 70% dos fãs, são as adolescentes e sim. Elas gritam sempre no filme...rs
Mas deixa eu te perguntar, vc leu os livros? Pq muitas das suas duvidas são respondidas nele.
O Edward tem a pele de marmore, por isso e branco daquele jeito (concordo que a maquiagem do primeiro filme foi horrivel) e ele beija a Bella e faz aquela cara feia, pq e dificil pra ele.. ate no ultimo livro, ele faz a Bella entender isso, de uma maneira pratica...rs
Agora sobre a ereção do Edward eu não sei responder hahahaha
Mas ainda bem que ele teve, pq sem isso, não teriamos o Amanhecer que é MARAVILHOSOOOO