Em destaque

É proibido fumarÉ proibido fumar Imaginem o cenário: sábado a noite. Vila Madalena, o bairro dos bares de São Paulo. Pub, lugar direcionado para consumo de bebidas. Imaginaram? Pois bem, agora acrescentem o seguinte detalhe à cena: ninguém está fumando!

Leia mais...

terça-feira, 21 de setembro de 2010

1
Parabéns coronéis, vocês venceram outra vez

Faz um tempo que estou pensando em postar algo sobre política, mas não sei por onde começar. Pensei em fazer um post sobre a importância do voto consciente ou sobre o que significa cada cargo que devemos decidir os ocupantes em 3 de outubro. Talvez faça sobre esse último ainda essa semana. Mas sobre voto consciente, cada um com sua consciência.

É difícil acreditar que alguém ache que votar em candidatos "palhaços" seja uma forma de "protesto". Que tipo de protesto? Você vai colocar lá um idiota que não sabe nem o motivo que está se candidatando, que não fará nada por você e terá salário por 4 anos? Enquanto você batalha para ter um trabalho e pagamentos decentes? Está protestando contra quem exatamente, contra você mesmo? Não é mais simples pesquisar, votar em um candidato que você acredite que fará algo por você e cobrar dele? Enfim.

Decidi que vou resumir esse post em uma música do Paralamas do Sucesso, que gosto muito. "Luis Inácio". O nome está escrito de forma errada, mas é uma menção ao nosso atual presidente. A música foi lançada em 1995 e inspirada em uma frase de Lula, em 93, quando ainda era oposição. Lula disse que no Congresso poucos trabalhavam de verdade, enquanto 300 picaretas não faziam nada.

Já se passaram 15 anos desde que a música foi lançada. O que mudou? Lula não é mais oposição. É presidente há quase oito anos e está prestes a eleger sua candidata. E no Congresso, algo mudou? E a situação política do Brasil, está muito diferente?

Tinha pensado em linkar em trechos da música notícias que mostram o que está acontecendo atualmente no Brasil. Mas não. Cada um com sua consciência. Leia a letra, ouça a música e reflita. A letra traz alguns casos da época, como a menção no "papai quando crescer eu quero ser anão" - era um escandalo da época. Traz alguns nomes também. Mas é incrivel como mudando apenas algumas palavras, ela fica atemporal. Incrivelmente triste.

Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
São trezentos picaretas com anel de doutor
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
São trezentos picaretas com anel de doutor
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou


Eles ficaram ofendidos com a afirmação
Que reflete na verdade o sentimento da nação
É lobby, é conchavo, é propina e jeton
Variações do mesmo tema sem sair do tom
Brasília é uma ilha, eu falo porque eu sei
Uma cidade que fabrica sua própria lei
Aonde se vive mais ou menos como na Disneylândia
Se essa palhaçada fosse na Cinelândia
Ia juntar muita gente pra pegar na saída

Pra fazer justiça uma vez na vida
Eu me vali deste discurso panfletário
Mas a minha burrice faz aniversário
Ao permitir que num país como o Brasil
Ainda se obrigue a votar por qualquer trocado
Por um par se sapatos, um saco de farinha
A nossa imensa massa de iletrados
Parabéns, coronéis, vocês venceram outra vez
O congresso continua a serviço de vocês
Papai, quando eu crescer, eu quero ser anão
Pra roubar, renunciar, voltar na próxima eleição
Se eu fosse dizer nomes, a canção era pequena
João Alves, Genebaldo, Humberto Lucena
De exemplo em exemplo aprendemos a lição
Ladrão que ajuda ladrão ainda recebe concessão
De rádio FM e de televisão
Rádio FM e televisão